segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Alterações Posturais


Alterações posturais afetam dia a dia de muitos portugueses

Fruto do stress do  dia a dia, das tensões musculares e fasciais, das más posturas adoptadas e mesmo de factores hereditários, é normal que o corpo adopte posições inadequadas longe daquela que seria a posição anatómica ideal para permitir uma maior durabilidade das estruturas do corpo. A isto acresce ainda os micro traumatismos normais no decorrer das muitas actividades feitas no trabalho ou nas actividades feitas com mais frequência, como o desporto ou as tarefas de casa, os excessos de carga ocasionais e mesmo os erros alimentares e de hidratação, que trazem perturbações nas estruturas músculo-esqueléticas (micro-lesões) com a instalação de pequenos processos inflamatórios.




Cada vez mais chegam aos profissionais da área da Osteopatia crianças e jovens com alterações posturais graves que se não forem diagnosticadas e tratadas atempadamente, podem originar uma danificação progressiva das estruturas do corpo em regiões muito específicas e assim a instauração da patologia musculo-esquelética.

Ao fazer uma avaliação muito pormenorizada da postura e movimento do corpo, é-nos possível ter uma ideia muito concreta sobre os locais onde há maior probabilidade de surgir patologia. Se conseguirmos evitar as alterações do alinhamento, através da restauração da mobilidade normal, libertação das tensões musculares e fasciais e de aderências causadas pelos micro-traumatismos e promovendo uma postura mais correcta, podemos evitar a instalação da patologia musculo-esquelética.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário