domingo, 21 de outubro de 2012

OSTEOARTROSE




É uma das doenças mais frequentes sendo um dos principais fatores de incapacidade física na população mais idosa. A degeneração da cartilagem evolui para osteoartrose, provocando irregularidade e perda de elasticidade da articulação diminuindo a sua eficácia e contribuindo para a sua destruição adicional com o uso repetido estando sujeito a cargas traumáticas desenvolvendo processos inflamatórios e consequente instalação da dor pela deformação e limitação dos movimentos.

Hoje em dia, o conceito mais ou menos enraizado, de que para a Osteoartrose não há respostas terapêuticas e que o melhor é suportar as dores, está ultrapassado. A primeira opção de tratamento para a artrose é sempre o tratamento conservador (não-cirúrgico) e somente em último caso deverá recorrer a cirurgia mas a escolha do tratamento deve ser decidida entre o paciente e o seu médico.

 
Não existe uma terapêutica conservadora que possa curar ou inverter um processo degenerativo, no entanto, é possível diminuir a dor e a rigidez articular, assim como melhorar a capacidade funcional, proporcionando uma melhor qualidade de vida. O protocolo terapêutico deverá ser adaptado a cada caso particular, dependendo da gravidade da situação, natureza dos sintomas, idade, etc.

A osteopatia oferece uma grande ajuda aos pacientes com artroses, uma vez que trabalha a articulação, tecidos, músculos, tendões, fáscias para que a articulação possa ter mais e melhor mobilidade. O tratamento é sintomático e tem como principal objetivo o alívio da dor, a restauração da função articular e a prevenção da incapacidade ou progressão da doença.

 
 O paciente é um protagonista ativo no seu programa terapêutico, por isso deverá sempre procurar um terapeuta que o oriente nas suas atividades diárias e em exercícios ativos e aeróbios como fundamentais para o combate á hipotrofia e aumento da resistência muscular.
 
O Sulfato de Glucosamina e a Condroitina é eficaz no tratamento da artrose e alívio da dor. Tem ainda um efeito não direto sobre a inflamação porque embora não bloqueie a atividade da enzima, limita a sua expressão.




 

Sem comentários:

Enviar um comentário