segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Dor na Coluna


Dor na coluna é principal causa de faltas no trabalho

 

Quem nunca sofreu de lombalgia (dores nas costas) que atire a primeira pedra. Ela está actualmente entre as queixas mais comuns nos consultórios médicos, clínicas de fisioterapia e osteopáticas e não é à toa. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), aproximadamente 80% dos adultos sofrerão pelo menos uma crise aguda de dor nas costas durante a vida, sendo que 90% dessas pessoas apresentarão mais do que um episódio.

O problema é que a lombalgia aparece, geralmente, entre os 20 e 50 anos de idade, justamente o período produtivo da pessoa no mercado de trabalho. A lombalgia pode ser devida a inúmeras causas mas sendo na sua grande maioria e basicamente têm origem mecânica que se devem a distúrbios da musculatura e da coluna vertebral porém há que estar atentos a outras possibilidades raras como infecções, tumores, inflamações, etc. Quando ocorre no jovem em geral deve-se a problemas relacionados a posturas inadequadas, quedas, acidentes, obesidade e também a problemas congénitos (escolioses). Na velhice a artrose (o processo de envelhecimento ósseo) e a osteoporose (processo de enfraquecimento ósseo) são as principais causas. A mulher na menopausa com vida sedentária apresenta tendência à osteoporose o que favorece o aparecimento de dores lombares.

No adulto jovem, a postura inadequada é causa frequente de lombalgia e está relacionada à maneira de se sentar, de se deitar, de carregar pesos, etc. O hábito de dormir em colchão de molas ou a prática de actividade física excessiva e incorrecta, por ex., levam a dores lombares de difícil tratamento.

Normalmente a dor lombar manifesta-se via neurológica, ou seja, está associa a uma dor irradiada para a coxa e/ou para a perna e isso acontece quando existe compressão radicular. Nesta situação o nervo é comprimido pela alteração da mobilidade vertebral ou por existência de hérnia discal que está relacionada a traumatismos que ocorrem durante a vida. Os tumores da coluna também se poderão manifestar com dores deste tipo.

O tratamento convencional da lombalgia pode envolver medicamentos analgésicos, relaxantes musculares e anti-inflamatórios, porém quando a lombalgia está unicamente associada a uma disfunção somática por alteração da mobilidade vertebral envolvendo um bloqueio articular ou alteração da estrutura muscular, ligamentar ou tendinosa envolvente, o mais indicado será o restabelecimento da capacidade funcional máxima do corpo em disfunção através do uso da Osteopatia como terapia manual associada à correcção de posturas inadequadas e é responsável pelos melhores resultados terapêuticos, pois atinge as causas da dor. Empregam-se diversas técnicas, ajustamentos ósteo-articulares, manipulações de tecidos moles e da coluna vertebral, correcção de posturas, massagens, etc., com o objectivo de reestruturar o corpo para que ele se movimente correctamente e em perfeita harmonia. O uso dos medicamentos assim como do calor e de ondas curtas são tratamentos sintomáticos que não visam abordar a origem da doença.

É cada vez mais importante pensar em prevenir problemas lombares, abandonando o hábito de só prestar atenção á coluna quando se sente dor. Em todo o mundo, cerca de 70% das pessoas com mais de 40 anos apresenta algum problema de coluna, e esse número sobe para 80% a 90% na população acima de 50 anos.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário