domingo, 21 de outubro de 2012

FORMIGUEIROS



Você sabia que quando um ou mais nervos estão irritados por qualquer motivo, e o sinal que geralmente é enviado para o cérebro é confuso, surge uma sensação de formigueiro. É como quando você diz “tenho o pé dormente" após ficar sentado por muito tempo sobre o pé ou em posições desconfortáveis. O termo médico para isso é parestesia, e significa que você está a sentir algo que não é uma resposta neurológica normal e, logo, não faz sentido para o cérebro.
Podemos comparar a comunicação nervosa a um sinal elétrico enviado de uma parte do nosso corpo para o nosso cérebro. Digamos que ao se deitar para cima do cotovelo, aqueles nervos ficarão comprimidos e não conseguem enviar um sinal pelo caminho normal. Os nervos não conseguirão “disparar” da forma mais adequada, o sinal inteiro ou enviam um sinal errado e o corpo entende que algo não está correto.
 
Existem muitos motivos benignos para o “formigueiro”, como cruzar as pernas por muito tempo, ou bater com o cotovelo num móvel lá de casa (a sensação é causada, na verdade, pelo nervo ulnar), e geralmente ele desaparece após alguns minutos. Existem, entretanto, algumas doenças, como a diabetes, deficiência de vitamina B12, ou quando um osso pressiona um nervo, que podem causar danos a longo prazo se não forem avaliadas.
 
 
A lombociatalgia é quando as raízes do nervo ciático são comprimidas ao nível da coluna lombar, os formigueiros aparecem associados a uma dor de intensidade variável, com início na região lombar e que se estende até à extremidade do membro inferior afetado. O exame Osteopático localiza a compressão nervosa. O repouso e o tratamento osteopático atenuam a crise conseguindo até mesmo eliminar totalmente a origem que provoca os sintomas, dependendo da sua cronicidade.
 

Uma compressão ao nível do ombro provoca uma compressão dos vasos que nutrem os músculos do ombro e por isso podem surgir o formigueiro a nível das mãos. Estes sintomas aparecem em certas circunstâncias: braço em extensão, sobrecarga a nível do membro ou tórax. Neste caso é necessário conhecer a opinião do Osteopata. Poderá justificar-se a realização de exames complementares. Algumas sessões de reeducação e correção das estruturas que anatomicamente e biomecânicamente estão alteradas são, por vezes, suficientes para fazer cessar estas manifestações dolorosas recuperando a função.
 
 
Insuficiência da circulação venosa dos membros inferiores (varizes) é frequentemente incriminada no aparecimento de formigueiros da planta dos pés. A prática de uma atividade física, privilegiando os desportos suaves, como a natação ou simples caminhas é medida simples e eficazes.

Os formigueiros devem ser motivo de preocupação se forem persistentes. São mais inquietantes quando são difusos, bilaterais, lancinantes ou associados a outros sintomas ou sinais. Neste caso impõe-se um exame clínico no seu Osteopata, que lhe proporá um tratamento ou o orientará para um especialista.

1 comentário:

  1. Eu tenho muito esses sintomas ! Caímbras e formigueiros nos pés e mãos .que fazer?

    ResponderEliminar